Diretoria de Sustentabilidade
Publicado: 23/03/2013 - 16:26
Última modificação: 12/11/2024 - 10:25
A Diretoria de Sustentabilidade da Universidade Federal de Uberlândia, vinculada à Prefeitura Universitária, iniciou seu processo de institucionalização em junho de 2011 e foi criada pela Resolução n. 01/2012 do Conselho Universitário, com o objetivo de planejar e executar ações de sustentabilidade no âmbito da gestão universitária, que visem a redução de impactos das atividades e a promoção de práticas sustentáveis junto à comunidade universitária.
A criação da Diretoria, além do compromisso institucional da UFU com a sustentabilidade, considera a iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em promover a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), os relatórios da Controladoria-Geral da União e do Tribunal de Contas da União com recomendações relativas à Sustentabilidade Ambiental e o Decreto Federal nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, que institui a Coleta Seletiva Solidária nos órgãos da administração pública federal.
Sob a responsabilidade da Diretoria de Sustentabilidade estão os seguintes programas:
Destinação Resíduos Perigosos: o programa busca minimizar o impacto de sua atuação e promove a destinação ambientalmente adequado dos resíduos perigosos gerados.
Coleta Seletiva Solidária: Em atendimento ao Decreto n° 5.940/06, que demanda a separação dos resíduos sólidos recicláveis das instituições públicas federais, que por sua vez devem se vincular à associações e cooperativas de catadores em uma proposta que visa o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Educomunicação (Sala Verde): Adesão ao projeto do Departamento de Documentação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que visa o reaproveitamento dos espaços existentes que contemplem o conhecimento e a formação ambiental dos cidadãos. Este programa aglutina as ações de Educomunicação da instituição.
Relações extramuros – Ampliar a visibilidade das ações desenvolvidas na instituição e o conhecimento de experiências exitosas em outras instituições, para que as trocas de iniciativas exitosas fortaleçam o serviço público.
- Selo A3P – Agenda Ambiental Governamental - A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente, tem finalidade de ser um plano estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo, em busca da sustentabilidade.
- ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ONU - Tem o objetivo de promover de forma articulada e em rede a inserção e implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão da universidade.
- The Impact Ranking – É um indicador de desempenho global que avalia as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), o que inclui universidades que desempenham papel importante para as comunidades nas quais se inserem.
- Painel de Sustentabilidade – Tem o objetivo de informar e analisar indicadores, estabelecendo pontos positivos e negativos acerca da Universidade de modo a adotar políticas de melhoria e observar se apresentam resultados satisfatórios. O painel pode ajudar o público a entender para onde estão voltados os esforços e custos da Universidade de modo a deixar a relação entre as partes mais próxima, interativa e transparente.
Eficiência Energética - Tem o objetivo incentivar o desenvolvimento de medidas que promovam a eficiência energética, o combate ao desperdício de energia elétrica e a produção de energia limpa.
Qualidade da Água - O Plano Institucional de Segurança da Água tem por objetivo promover o fornecimento de água de qualidade para o usuário final, através de um modelo de gestão que identifique perigos, estime riscos e estabeleça medidas de controle, mitigação e contingenciamento.