Reserva de Espaço

IWD Uberlândia

por Tiago
Publicado: 02/03/2026 - 08:22
Última modificação: 02/03/2026 - 08:22
Espaço de Eventos: 
Situação da Reserva: 
Confirmado
Unidade Responsável: 
Coordenação do curso Ciência da Computação
Pessoa Responsável: 
Samuel Ferreira Amorim
Documento de Solicitação: 
204335
Data da Reserva: 
28/03/2026 - 07:00 até 21:00

O IWD é um evento dedicado a celebrar as realizações das mulheres na área de tecnologia e a incentivar a crescente participação feminina no setor.
Realização e Parcerias Estratégicas Esta edição é fruto de uma colaboração institucional entre o DACOMP UFU (Diretório Acadêmico da Computação) , Museu da FACOM , da professora Maria Adriana Vidigal de Lima e o GDG Uberlândia (Google Developer Group).

Propósito e Impacto na Comunidade Com um forte viés universitário e de extensão, o encontro tem como objetivo principal criar uma ponte prática entre a academia e a indústria. A programação busca conectar as estudantes dos cursos de Computação da UFU com profissionais já atuantes no mercado externo de tecnologia.
Através dessa aproximação, o evento proporcionará troca de experiências, networking e direcionamento de carreira, alinhando a vivência da sala de aula com a realidade prática do mercado de trabalho.

Alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) A iniciativa contribui diretamente para o desenvolvimento profissional das alunas, reforça o compromisso da universidade com o fomento à diversidade nas áreas de exatas e está fortemente alinhada aos seguintes ODS da ONU:
* Objetivo 4. Educação de qualidade: Ao promover o aprendizado contínuo, a troca de conhecimentos técnicos e o direcionamento de carreira fora da sala de aula.
* Objetivo 5. Igualdade de gênero: Ao celebrar e incentivar o protagonismo feminino, encorajando mais mulheres a ingressarem e liderarem no setor tecnológico.
* Objetivo 10. Redução das desigualdades: Ao democratizar o acesso a oportunidades, networking e mercado de trabalho para grupos historicamente sub-representados nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
* Objetivo 17. Parcerias e meios de implementação: Pela união de forças entre iniciativas estudantis (DACOMP), comunidades globais de tecnologia (GDG), projetos de preservação (Museu da FACOM) e corpo docente, criando uma rede sólida de apoio mútuo.