Serviço

Sala Verde

Centro de Educação Ambiental (CEA), credenciado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
por Sofia Volpi
Publicado: 22/11/2024 - 09:10
Última modificação: 25/11/2024 - 09:01
Sala Verde
Apresentação / Definição: 

 

Sobre o Projeto

O projeto Salas Verdes é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), coordenado atualmente pelo Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva, que tem como principal finalidade incentivar a implantação de espaços educadores para atuarem como potenciais centros de informação e formação ambiental, em consonância com as diretrizes prioritárias do Ministério do Meio Ambiente -MMA e os princípios da Política Nacional da Educação Ambiental – PNEA.

Historicamente, o projeto foi concebido com foco no caráter de “biblioteca verde” que estes espaços poderiam assumir, com estímulo à constituição de acervos de conteúdos socioambientais diversos. Com a evolução do projeto, esses espaços denominados Salas Verdes, além de disponibilizar informações socioambientais, passaram a desenvolver diversas atividades de Educação Ambiental, tais como:

  • Cursos
  • Palestras
  • Oficinas
  • Eventos
  • Encontros
  • Reuniões
  • Campanhas educacionais

Em 2022, foi publicada a Portaria GM/MMA nº 169, de 13 de julho de 2022, que formalizou o projeto com o nome de projeto Salas +Verdes e lançada a 1ª chamada pública para seleção de Salas +Verdes por meio do Sistema Salas Verdes, resultando em 86 Salas selecionadas.

Com a Portaria GM/MMA nº 524, de 15 de junho de 2023, o projeto voltou a ter o nome original com alteração no artigo que trata do Relatório Anual. As Salas +Verdes, selecionadas na 1ª chamada pública de 2022, continuam a integrar o projeto, regidas pela nova Portaria.

Novas chamadas serão realizadas periodicamente por meio do Sistema Salas Verdes. Ressalta-se que não há repasse de recursos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para as Salas Verdes, sendo sua adesão de caráter voluntário, atendidos os requisitos dispostos no Anexo da Portaria GM/MMA nº 524/2023.

Sala Verde na Universidade

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é uma das instituições que se comprometem com a proposta da Sala Verde, formando a “UFU Sustentável”. Inscrita por meio do edital e com elaboração responsável pela Diretoria de Sustentabilidade (DIRSU), proporciona pesquisas e eventos como o "Mobilização Social e Monitoramento da dengue no uso de ovitrampas" e o “Circuito Tela Verde”, por exemplo. A adesão da Sala Verde foi concedida à UFU em 2018 e segue desde então. 

O Projeto de Monitoramento Dengue - ESTES UFU existe desde 2003, e realiza pesquisas e trabalhos todos os anos acerca do tema.  

Os quase 40 mil estudantes da UFU podem usufruir do programa e adotarem atitudes sustentáveis para conviver mais harmoniosamente com o ambiente e todos os seres que nele vivem. A sala verde surgiu para realizar essas ações, conscientizando as pessoas, captando recursos para os projetos e contribuindo para o meio ambiente. Sua unidade gestora na Universidade Federal de Uberlândia é a Diretoria de Sustentabilidade (DIRSU), unidade administrativa da Prefeitura Universitária (PREFE), localizada na Reitoria. 

Informações adicionais:

Tutoriais - Sistema Salas Verdes.

 

Orientações: 

Para mais informações, acesse: Sobre o Projeto – Salas Verdes

Para contatar a Sala Verde UFU, ligue: 34 3291-8900

Responsável: 
34 3291-8914